Actualmente, pela agropecuária moderna consegue-se produzir animais e esse resultado deve-se a mais de 10000anos de modificações, devido a presença do homem no cruzamento de espécies.
O Homem seleccionou animais que apresentavam determinadas características com interesse, como por exemplo, adaptação, resistência a doenças, vigor, com o objectivo de obter maior produtividade.
Como exemplos reais de reprodução selectiva em animais temos as vacas, em que foram cruzados duas espécies diferentes, contudo este processo demorou cerca de 8 anos até se obter uma descendência com as características pretendidas.
Individuo 1 Individuo 2
-Pêlo curto, espesso, brilhante -Animais dóceis. que reflecte á luz do sol.
-Glândulas sudoriparas que permitem -Bastante férteis. o afastamento dos insectos.
-São mais susceptíveis a carraças do gado.
-São tranquilos.
-Produzem bastante leite.
-Tem boa fertilidade.
-Toleram calor a a falta de água
-Boa carne.
-Elevada resistência as carraças.
Também temos o caso do cão, como o meu colega Paulo referenciou na publicação anterior, em que se cruzam diferentes raças de cães para que se consiga uma maior variedade de cães.
Concluindo, podemos notar que a reprodução selectiva em animais, tanto pode ser um método que contribui para a variedade das células como também pode limitar a espécie a nível de características diferentes.
Bibliografia: Silva, A, Mesquita,M, Félix, L, Terra, Universo de Vida - Biologia - 12º Ano, 1ª Ed. Porto: Porto Editora, 2010
Muito boa esta publicação! Desta forma simples e concisa podemos esclarecer todos os leitores do blog quando a este tema que continua muito na ordem do dia, no mundo da ciência!
ResponderEliminar