terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que são Organismos Geneticamente Modificados (OGM)?


    Há já algum tempo que a ciência consegue fazer algo de que a natureza é incapaz: transplantar as propriedades de uma espécie – planta, animal ou ser humano – para uma outra espécie. Foi desta forma que nasceram os organismos geneticamente modificados (OGM).
    Os OGM (Organismos Geneticamente Modificados) são organismos cujo genoma (conjunto de todos os genes que codificam a informação genética relativa a um indivíduo) foi manipulado/alterado de forma a favorecer determinadas características.
Sendo que o processo para alterar o material genético é realizado através de técnicas e/ou tecnologias desenvolvidas pela Engenharia Genética como, por exemplo, a Tecnologia do DNA Recombinante, entre outras.
   A modificação genética é, essencialmente, aplicada no sector da saúde (por exemplo, na indústria farmacêutica) e na produção alimentar (de natureza vegetal ou animal). 
   Normalmente, quando se fala de OGM refere-se aos organismo transgénicos, porém estes conceitos são diferentes, sendo necessário perceber o que os distingue. Antes de mais, todos os transgénicos são OGM, mas nem todos os OGM são transgénicos.        Um Organismo Geneticamente Modificado, como já referido, é um organismo cujo material genético foi alterado, contudo, um transgénico é um organismo em que foi incluído no seu genoma um, ou mais genes, pertencentes a outro organismo.
   Assim, apenas se pode classificar um organismo como transgénico se neste tiver sido introduzido material genético pertencente a outro indivíduo. 

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/OGM
http://www.ogmespan.blogspot.com/ 
 http://www.gmo-ogm.org/p/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário